Neste sábado (07), foi entregue pelo prefeito Arthur Neto, o 14º parque da juventude em área verde da cidade, localizado na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro Cidade Nova 2, zona Norte de Manaus.
“Estamos entregando mais um parque da juventude e ainda temos um para entregar, o décimo quinto. Quero destacar que destes 15 parques, 14 não tem um centavo de dinheiro público da prefeitura. Este, da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tem dinheiro público de emenda parlamentar, proposta pela deputada Terezinha Ruiz”, destacou Arthur durante a inauguração do novo espaço.
A localização do parque diz respeito a um trecho de área verde remanescente de um processo de ocupação desordenada. O espaço possui 729,3 metros quadrados, e agora detém equipamentos de lazer e prática de atividades físicas, como academia ao ar livre, playground, conjuntos de mesas com cadeiras, bancos, lixeiras, iluminação a LED, área de convivência, estacionamento, placas de sinalização, arborização e paisagismo.
O parque foi criado com o propósito de promover melhor qualidade de vida aos moradores de loteamentos habitacionais da cidade e o reforço à proteção de espaços ambientalmente protegidos.
“Os parques da juventude têm o objetivo principal de resgatar uma área que está degradada ou está em desserviço ao meio ambiente. Aqui, por exemplo, resgatamos uma área que estava com uma lixeira viciada e que oferecia outros aspectos negativos à comunidade. Conseguimos resgatar e trazer um paisagismo e atividades esportivas para os moradores do entorno. O objetivo principal dos parques da juventude é isso, colocar as áreas verdes à disposição da comunidade e a comunidade abraçar essa causa”, explicou o secretário da Semmas, Antônio Nelson de Oliveira Júnior.
A revitalização do parque provém da composição de um termo de compensação ambiental firmado pela Semmas junto à Direcional Engenharia e emenda parlamentar da então vereadora Therezinha Ruiz, hoje deputada estadual.
A dona de casa Endria Braga elogiou a revitalização do local.
“Aqui era cheio de mato e sujeira porque as pessoas jogavam lixo. Agora ficou bonito e iluminado também, já que antes era uma escuridão total. A prefeitura está de parabéns com essa iniciativa de recuperar essa área para a comunidade, com um espaço de lazer para todos”, avaliou.
Somando as 11 Unidades de Conservação e dois Corredores Ecológicos, correspondendo a 4,75 % da área do município, mais as 15 áreas verdes de conjuntos habitacionais revitalizadas, Manaus possui, hoje, aproximadamente 2,8 milhões de metros quadrados de espaços públicos protegidos e que têm importância vital para a melhoria da qualidade ambiental da cidade.
- Fonte: Semcom
- Imagem: Mário Oliveira / Semcom