Nesta terça-feira (10), faltando cinco dias para a eleição do novo prefeito de Manaus, o Instituto Pontual divulgou uma nova pesquisa eleitoral de intenção de votos ao Portal O Poder.
De acordo com a pesquisa realizada, irá ocorrer segundo turno, e a estimativa é que ele ocorra entre Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante). Em terceiro lugar vem Ricardo Nicolau (PSD), seguido de perto por Zé Ricardo (PT).
Estimulada
Caso as eleições fossem realizadas hoje, ocupando o primeiro lugar, Amazonino teria 29,4% das intenções de votos e estaria no segundo turno acompanhado do adversário com quase dez pontos percentuais a menos, Davi Almeida, que recebeu 19,7%.
Em terceiro lugar surge Ricardo Nicolau com 10,6% do público entrevistado, logo em seguida vem Zé Ricardo, com 7,7% e Coronel Menezes (Patriota), com 7,1%.
Com 6,7%, Alberto Neto (Republicanos) ocupa a sexta posição e Alfredo Nascimento (PL), vem mais abaixo, com 3,1%.
Nos últimos lugares da pesquisa, praticamente sem pontuação, estão os candidatos Chico Preto (DC) e Romero Reis (Novo), com 0,8% de intenção de voto cada; Marcelo Amil (PCdoB), com 0,2% e, Gilberto Vasconcelos (PSTU), que não pontuou, com 0,0%.
Os indecisos nessa sondagem somaram 6,1% e os brancos e nulos, 7,8%.
Segundo turno
Foram testados três cenários de segundo turno entre Amazonino Mendes e os outros três candidatos que o seguem até a quarta colocação na pesquisa. Em todas as estimativas, o candidato do Podemos sairia vitorioso.
Amazonino contra David
Caso o segundo turno ocorresse entre Amazonino e David Almeida hoje, o primeiro candidato derrotaria o segundo com 41,9% dos votos contra 39,7%.
Os indecisos foram 2,7% e os brancos e nulos, 15,7%.
Amazonino contra Nicolau
Nesta estimativa, Amazonino também seria o vencedor com 44,2% dos votos contra 35,6% do deputado estadual Ricardo Nicolau.
Os indecisos somaram 2,6% e os que optaram pelo voto branco ou nulo foram 17,6%.
Amazonino contra Zé Ricardo
Esta estimativa é a que mais beneficia Amazonino, que venceria o adversário com 46,2% das intenções de voto contra 31,8%.
Os indecisos são 3,3% e os brancos e nulos 18,7%.
A pesquisa ocorreu no período entre 8 e 10 de novembro e foi realizada em todas os bairros de Manaus, entrevistando 1066 eleitores. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-02949/2020 e tem margem de erro de 3% e intervalo de confiança de 95%.
- Fonte: Portal O Poder
- Imagem: Portal O Poder