quinta-feira, novembro 21, 2024

Saúde – “Dia do Diabetes” – Prefeitura reforça orientação e tratamento a pacientes diabéticos.

Neste sábado (14), é reconhecido o Dia Mundial do Diabetes. Por conta disso, o titular da Semsa, Marcelo Magaldi, orienta que os cidadãos busquem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e policlínicas da capital.

Apesar da pandemia do novo coronavírus, as unidades de saúde municipais continuam oferecendo diagnóstico, tratamento e orientação aos portadores de diabetes, doença que acomete mais de 100.745 pessoas em Manaus.

“Se você está buscando o diagnóstico ou fazendo o acompanhamento do diabetes em nossas unidades, fique atento àquelas medidas simples, mas que fazem toda a diferença na prevenção do vírus: use máscara; higienize constantemente as mãos; e observe o distanciamento social mínimo para evitar a contaminação. Nossas equipes estão à disposição, para garantir que você possa viver de forma plena com o diabetes controlado”, explica Magaldi.

Os pacientes diabéticos tem acompanhamento e monitoramento através do Programa Hiperdia, nas unidades de saúde municipais, onde são promovidas ações educativas sobre a doença.

É oferecido atendimento prioritário nas UBSs, ao paciente diabético e hipertenso com alteração no quadro clínico. Ao dar entrada, ele é separado das pessoas com síndrome gripal, garantindo o atendimento e a segurança sanitária.

Os usuários estáveis têm retorno garantido às consultas de acompanhamento, de acordo com seu agendamento na unidade de saúde. Estão sendo realizadas webconferências, vídeos e notas técnicas disponibilizados pela Semsa, para auxiliar os profissionais de saúde em virtude da pandemia.

Foram entregues medicamentos de um período de 90 dias a idosos diabéticos, para que não precisassem recorrer às UBSs e correr o risco de se contaminarem com a Covid-19.

É realizada uma entrega mensal aos outros grupos, mas há a recomendação de que o recebimento seja realizado por alguém sem comorbidades, munido de receita e os documentos necessários.

Os usuários insulinodependentes, atendidos pelo Programa de Automonitoramento de Glicemia Capilar, estão sendo orientados a retirar aparelho de glicemia, lancetas, fitas, insulinas NPH e regular, seringas de insulina, nas seguintes unidades distritais: UBS Áugias Gadelha e Policlínica José Antônio da Silva (zona Norte); Policlínica Castelo Branco e UBS São Francisco (zona Sul); UBS José Avelino Pereira, UBS Alfredo Campos, UBS Josephina de Mello, UBS Gebes de Medeiros, UBS José Amazonas Palhano, UBS Cacilda de Freitas e UBS Enfermeira Ivone Lima dos Santos (zona Leste); e Policlínica José Raimundo Franco de Sá e Policlínica Djalma Batista (zona Oeste).

Além disso, houve a flexibilização da validade da receita dos medicamentos de uso contínuo e da entrega dos insumos para controle de glicemia (fitas, seringas, lancetas), com o objetivo de evitar deslocamentos desnecessários.

O programa Pé Diabético segue com seu serviço de curativos complexos nas unidades de saúde, mediante agendamento prévio, evitando aglomerações. O programa promove serviços de fortalecer os cuidados aos usuários com diabetes mellitus; identificação precoce de casos suspeitos; identificação precoce de complicações; orientações educativas.

Os exames de avaliação neuromotora e Índice Tornozelo Braqueal com Doppler Vascular Pressórico foram mantidos nas consultas médicas nas UBSs.

As unidades municipais de referência que trabalham com o programa são: UBSs Áugias Gadelha e Sálvio Belota (zona Norte); UBS Dr. José Rayol dos Santos (zona Centro-Sul); UBSs Alfredo Campos e Guilherme Alexandre (zona Leste) e UBS Leonor de Freitas (zona Oeste).

Para mais informações, basta acessar o portal da Semsa, através do site https://semsa.manaus.am.gov.br/servico_acoes_saude/?t=diabetes.


  • Fonte: Semcom
  • Imagem: Arquiva/Semsa

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias