Na manhã deste domingo (15), foi realizada a primeira entrevista coletiva do dia pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), que reforçou as medidas de prevenção à Covid-19, além de realizar um balanço geral dos equipamentos, agentes em campo e punições em casos de infrações.
A transmissão ao vivo foi realizada pelas redes sociais da TV Encontro das Águas, tendo o Secretário de Tecnologia da Informação do tribunal, Jander Assis Valente, apresentando as informações. Desde este sábado (14), apenas 13 urnas eletrônicas foram substituídas no Estado, configurando como a ocorrência mais baixa de acordo com o secretário.
“Em relação à apuração, o horário estimado é a partir das 17h. Se tudo correr bem, a votação acaba às 17h, esperamos que logo após esse horário, cerca de 95% dos votos já devem ser contabilizados”, diz, informando também que em alguns municípios do Estado devem ter o resultado tardio de uma hora em razão do fuso horário.
Cerca de 700 profissionais da área de tecnologia da informação, distribuídos pelo Amazonas, estão fazendo o apoio durante o pleito.
“Nossos monitores e colaboradores estão a postos. Os mesários têm máscaras, tem caneta para aqueles que esqueceram”, diz o presidente do TRE AM, desembargador Aristóteles Thury.
O desembargador acrescentou que os “santinhos” jogados nas ruas durante as eleições “emporcalham as ruas”, e complementa que “as eleições passam e a mesma prática acontece”.
“Não vai ser diferente agora, cabe, sim, punição a esses maus eleitores. Vamos ao setor de propaganda para uma providência”, diz.
Conforme informado por Assis Valente, os jornalistas responsáveis pela cobertura das votações devem respeitar as medidas de prevenção, e evitar aglomerações nas entradas dos locais de votação.
O alerta é estendido aos políticos, em que eles podem por questão de publicidade não avisar sobre o distanciamento social. Mas a medida deve ser adotada fielmente pelos envolvidos, além do uso de máscara.
- Fonte: Portal O Poder
- Imagem: Divulgação