No primeiro turno das eleições municipais, ocorrido neste domingo (15), Manaus foi a capital com o menor índice de abstenção entre as capitais do país. 242.782 mil eleitores deixaram de votar, representando 18,23% de abstenção.
Também foi apresentado baixos índices de abstenções em Recife, Teresina, Belém e São Luís, ao comparar com as demais capitais. Conforme informado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em torno de 1,3 milhão de eleitores estavam aptos para participar do pleito deste ano somente na capital.
O estado do Amazonas fez parte dos 10 que registraram os menores índices de abstenção do país. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado possuía cerca de 2,5 milhões eleitores aptos para votarem e registrou 19% de abstenção.
O índice nacional de eleitores que não compareceram às urnas foi de 23,14%.
No pleito ocorrido em 2016, a capital do Amazonas também registrou baixos índices de abstenção nas eleições municipais. No primeiro turno, 8,59% do eleitorado não compareceu às urnas e na segunda fase, o índice subiu para 9,50%.
Em relação ao pleito de 2012, no primeiro turno foram registrados 14,59% de abstenção, enquanto no segundo, a não participação de eleitores chegou a 18,08%.
- Fonte: G1
- Imagem: Divulgação