Nesta segunda-feira (16), foi anunciado pela Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro (Liesa) um acordo relacionado à realização do desfile das agremiações a ocorrer na primeira quinzena de julho de 2021, por conta da pandemia de Covid-19.
“A ideia é ter um desfile competitivo no mês de julho. A possibilidade que está se desenhando é que seja nos dias 10 e 11. Confirmamos a possibilidade de as escolas buscarem patrocínio e começarem a se preparar e todas elas estão dispostas”, disse o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, à jornalista Thaís Sousa, d’O Globo.
De acordo com Castanheira, as escolas estão seguindo as orientações dos órgãos de saúde e ouvindo pesquisadores da Fiocruz e da UFRJ. As datas foram escolhidas apenas para preparação, pois o evento só será realizado em caso de haver uma vacina contra o vírus.
Em virtude de Salvador e São Paulo também anunciarem o adiamento do carnaval e, a Liesa espera que seja criada uma lei federal estabelecendo um carnaval fora de época entre 8 e 11 de julho.
“Estamos ouvindo a Fiocruz, a UFRJ e trabalhando com base nas informações que estamos obtendo. A intenção é nos anteciparmos e pensarmos desde agora na possibilidade de realizar o desfile, mas tendo a vacina e um calendário de imunização”, disse ainda.
- Fonte: Revista Forum
- Imagem: Reuters