Trans Odara é um projeto de nível nacional, que está ocorrendo em cinco capitais brasileiras, uma em cada região: São Paulo (sudeste), Campo Grande (centro-oeste), Manaus (norte), Porto Alegre (sul) e Salvador (nordeste). As parceiras do projeto em Manaus são a Fiocruz e a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
O projeto tem o objetivo de constituir uma rede de pesquisa com o propósito de estimar a prevalência da sífilis e de outras IST, especificamente: infecções causadas pelo HIV, Neisseria gonorrhoeae (NG), Chlamydia trachomatis (CT), Papiloma vírus humano (HPV), vírus da hepatite A (HAV), hepatite B (HBV) e hepatite C (HCV); assim como compreender os significados atribuídos à infecção por sífilis, entre travestis e mulheres trans (TrMT).
Em Manaus, a atuação se dá na Policlínica Codajás, localizada no bairro Cachoeirinha, na Zona Sul de Manaus e funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 13h com horário marcado, para que não haja demora no atendimento.
Os interessados podem entrar em contato através dos números (92) 99161-9820, (92) 99201-2625 e (92) 98435-8924.
Estão sendo oferecidos os serviços de consulta médica, exames ginecológicos, ultrassonografia, mamografia, exames laboratoriais, vacinas e testagem para o vírus HIV e outras ISTs, todos de maneira gratuita. Além disso, quem participar da pesquisa de campo direcionada à população trans e travesti, irá receber um incentivo financeiro.
- Fonte: Trans Odara
- Imagem: Divulgação