quinta-feira, novembro 21, 2024

Brasil – Após 16º dia de instabilidade elétrica, Amapá volta a sofrer novo apagão.

Na noite desta terça-feira (17), por volta das 20h30, o Amapá sofreu um novo apagão total em seu fornecimento de energia elétrica. 13 das 16 cidades do estado ficaram totalmente sem energia até as 23h30, com seu fornecimento voltando aos poucos e sendo este o 16º dia em que o estado permanece com instabilidade na rede elétrica.

As cidades que sofreram o novo apagão são as mesmas que sofreram o primeiro, em 3 de novembro. De acordo com os moradores da região, a situação é de completo caos, em vista dos alimentos perecíveis estragarem e de problemas no abastecimento de água potável.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou através de nota que “houve novo desligamento no estado do Amapá e que está trabalhando para restabelecer a totalidade das cargas no estado o mais breve possível”.

“O transformador da subestação Macapá não apresentou problema, a UHE Coaracy Nunes está gerando energia e a CEA, distribuidora local, está inspecionando as linhas e subestações para identificar a causa da ocorrência”, finaliza a nota sem dar mais detalhes sobre a origem do problema.

Ainda nesta terça-feira, dia do novo apagão, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) havia prestado esclarecimentos à Comissão Mista do Congresso sobre o blecaute no Amapá.

Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia, tinha se comprometido com o restabelecimento completo da energia elétrica até o dia 13 de novembro, porém foi informado pela Companhia de Eletricidade do Amapá que o racionamento deve perdurar até 26 de novembro. Não há informações se o novo apagão terá influência sobre este prazo.

A empresa privada LMTE, que administra o sistema, pediu prorrogação do prazo para 25 de novembro, anteriormente fixado em 12 de novembro, para apresentar uma solução para o problema através de uma decisão judicial, sob pena de uma multa diária de milhões de reais.


  • Fonte: Terra
  • Imagem: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias