Nesta terça-feira (17), foi publicado um estudo na revista científica britânica Lancet em que diz que a CoronaVac, vacina contra a Covid-19 em desenvolvimento pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, é segura e oferece resposta imune dentro de 28 dias em 97% dos casos, na fase 2 dos testes.
Conforme informado pelo artigo divulgado, a vacina induziu a produção de anticorpos em 743 voluntários de testes saudáveis, que têm entre 18 e 59 anos, durante as fases de testes 1 e 2. A imunização ocorreu em até 28 dias após a primeira dose da vacina. Em virtude disso, seria necessária uma segunda aplicação após 14 dias.
Foi mostrado pelo estudo que os efeitos colaterais obtidos, a exemplo de dor no local da aplicação, foram considerados leves e sumiram em um prazo de até 48 horas.
“Nossas descobertas mostram que a Coronavac é capaz de induzir resposta rápida de anticorpos dentro de quatro semanas de imunização, por meio de duas doses de vacina em um intervalo de 14 dias”, afirmou Fengcai Zhu, professor e autor principal do estudo publicado na Lancet.
- Fonte: Hoje Em Dia
- Imagem: Divulgação