sexta-feira, novembro 22, 2024

Saúde – Projeto de parto na água da maternidade Balbina Mestrinho, ganha prêmio nacional.

A partir da experiência de parto na água do Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI), a maternidade Balbina Mestrinho é uma das vencedoras do projeto nacional “Laboratório de Inovação em Enfermagem”.

Rafaela Faria, diretora da Maternidade Balbina Mestrinho e autora do projeto “Mudando a forma de nascer no Estado do Amazonas: implantação de parto na água, no CPNI da Maternidade Balbina Mestrinho”, ressalta que a certificação do projeto é uma vitória para a saúde do Amazonas e um reconhecimento dos profissionais da unidade.

“Essa premiação é motivo efetivamente de muito orgulho, porque foram muitos esforços para que pudéssemos alcançar êxito. Através dessa premiação, todos ganhamos. Ganhou a Secretaria de Saúde, a mulher amazonense e as famílias. Esse prêmio é nada mais do que o reconhecimento dos nossos esforços e principalmente da enfermagem obstétrica, que conseguiu um espaço humanizado para poder desenvolver o seu trabalho da admissão a alta no parto natural”.

São realizados por mês entre 45 e 60 partos pela CPNI, porém foram reduzidos em virtude da suspensão dos partos no pico da pandemia. Atualmente, a maternidade está retomando os partos na água, cumprindo as medidas de segurança e realizando os testes rápidos nas mulheres que desejam um parto humanizado.

O parto na água foi implantado em junho de 2019 na maternidade Balbina Mestrinho. O espaço pode realizar até 120 partos por mês. A partir da reforma realizada, além do parto na água, pode ser feito o parto de cócoras, parto na banqueta e parto na rede.

O atendimento humanizado se estende a estrangeiras, indígenas, quilombolas e surdas. Além disso, os profissionais receberam capacitação para atendimentos em língua espanhola, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tradução do “Juramento do Pai”, durante o Corte do Cordão Umbilical, para o Espanhol e Tukano, língua falada pelo maior número de parturientes indígenas atendidas na maternidade.

O Laboratório de Inovação em Enfermagem realiza o serviço de mapear, sistematizar e divulgar experiências inovadoras produzidas pela Enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) no Sistema Único de Saúde (SUS), na área da gestão de serviços, da atenção à saúde da população, da educação e formação profissional.

Pode-se ter um panorama das estratégias adotadas através do ambulatório, pelos profissionais da enfermagem ao enfrentar os desafios do sistema de saúde, como a necessidade de ampliar o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, de melhorar a capacidade resolutiva dos serviços e da qualidade do cuidado ofertado, além de reduzir custos e gastos em saúde.


  • Fonte: Secom
  • Imagem: Divulgação/SES-AM

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias