sábado, julho 6, 2024

Brasil – “20 dias” – Amapá segue sem reestabelecimento completo de energia.

Neste domingo (22), completa 20 dias que o Amapá não teve o fornecimento de energia de volta ao normal. O estado sofreu dois apagões e está sendo realizado um rodízio no racionamento de energia.

Neste sábado (21), o presidente Jair Bolsonaro realizou uma visita ao estado, onde foram acionados geradores termelétricos que previam o total fornecimento de eletricidade na região.

Os moradores de Macapá ficaram revoltados por nem o rodízio que fornece energia de 3 em 3 horas cumpriu os horários previstos, gerando mais desconforto e temor pela queima de eletrodomésticos.

A promessa do Ministério de Minas e Energia (MME) era de que os 47 geradores instalados em Macapá e em Santana seriam suficientes para atingir os 100% da carga necessária para abastecer todas as cidades. Entretanto, no sábado foram ligados só 20 megawatts dos 45 contratados, e apenas neste domingo (22), o restante terá funcionamento.

Foi anunciado que 100% do estado teria energia com os geradores termoelétricos no sábado, porém, o discurso foi alterado para ser o início do restabelecimento completo.

“Podemos dizer que estamos nos aproximando dos 100%. Acredito que nos próximos dias, como visto há pouco ao darmos o ‘start’ de novos geradores de pequeno potencial, mas que no somatório brevemente atingiremos a plena suficiência”, declarou Bolsonaro, em coletiva.

Nesta quinta-feira (26), será instalado um novo transformador no local, fazendo com que o reestabelecimento completo seja retomado.

Para quem esperou a luz voltar, o sentimento foi de revolta, principalmente pela dificuldade em dormir e fazer tarefas básicas ao longo da noite de sábado.

“Meu ‘rodízio’ me deixou sem luz de 1h até 4h. Achei que ia voltar com esses geradores, mas ficamos no calor. Agora a previsão completa é até dia 26. Até quando vamos aguentar”, lamentou a autônoma Griciane Santos, moradora da Zona Norte de Macapá.


  • Fonte: G1
  • Imagem: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias