quinta-feira, novembro 21, 2024

Polícia – “Operação Boas Festas” – Produtos natalinos são fiscalizados pelo Ipem-AM.

Nesta quinta-feira (26), foi deflagrada a Operação Boas Festas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), fiscalizando a correspondência entre os pesos declarados nas embalagens e os pesos reais dos produtos expostos.

Segundo informado pelo diretor-presidente do IPEM-AM, o engenheiro Márcio André Brito, os produtos serão fiscalizados até 16 de dezembro, em estabelecimentos comerciais de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Itacoatiara.

No primeiro dia da deflagração da operação, ao menos 13 estabelecimentos serão fiscalizados.

“Os alvo são produtos relacionados à época natalina, como chester, peru, bacalhau, panetone, além de brinquedos e pisca-pisca. O objetivo é verificar se o peso declarado na embalagem corresponde ao peso real. Ano passado, encontramos mais de 1,2 mil produtos reprovados, expostos à venda e levando um prejuízo econômico para o consumidor”, explicou.

Ainda de acordo com o diretor, é fiscalizada também, a existência do selo do Inmetro, além das informações obrigatórias para comercialização dos produtos.

“Nos estabelecimentos, estamos fazendo um pré-exame. Sendo identificado o produto com irregularidades, o mesmo será levado para o laboratório e, evidenciado a fraude, a multa pode chegar a R$ 1,2 milhão”, afirmou.

O fabricante que irá pagar a multa em caso de irregularidades, que pode variar de acordo com o porte da empresa e da reincidência do estabelecimento.

“Existe uma demanda muito grande desses produtos natalinos nessa época. Com isso, algumas empresas aproveitam o período para diminuir o peso do produto. Produtos abaixo do peso do que está declarado abaixo da embalagem é apreendido e levado para o laboratório e feito a perícia. A empresa tem o prazo de dez dias para apresentar a defesa”, finalizou.


  • Fonte: Ipem-AM
  • Imagem: Natasha Pinto/Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias