sábado, outubro 5, 2024

Saúde – Rio de Janeiro ultrapassa os 94% de ocupação por Covid-19 em UTIs do SUS.

Na manhã desta sexta-feira (27), foi anunciado que o Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio de Janeiro alcançou mais de 94% de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com pacientes em tratamento contra o novo coronavírus.

A rede diz respeito a unidades municipais, estaduais e federais. Além disso o setor privado não fica muito distante, com mais de 90% das vagas ocupadas.

Ainda nesta sexta-feira (27), 276 pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19, esperavam na fila por um leito no estado do Rio de Janeiro. Dessas, 123 apresentavam estado de saúde grave e precisavam de uma vaga na UTI.

Conforme informado pela secretaria de saúde do estado, desde o início da pandemia no RJ, a maior taxa de ocupação de leitos ocorreu em 4 de maio, alcançando 98%.

Apesar do aumento no número de casos e óbitos, parte dos leitos permanece desativada. Em maio, o estado possuía 2.564 leitos e, em novembro, o número é de 1.253, menos que a metade do total naquele período.

O presidente da Associação de Hospitais, Graccho Alvim, afirmou que cirurgias e exames eletivos em alguns hospitais foram suspensos para abrir vagas para pacientes infectados com o vírus.

“Alguns hospitais já suspenderam as cirurgias eletivas e os exames eletivos, porque são ocupações de leitos que a gente pode determinar e orientar para o atendimento de Covid. Esse crescimento se torna preocupante, principalmente porque a gente está com a capacidade quase que máxima, a gente não pode deixar de atender essas outras doenças. A gente está atendendo urgência, emergência e Covid”, disse o presidente.

Foi informado por Alvim que há uma tentativa de negociação com cidades vizinhas que têm pressão menor nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

“A gente está chegando num ponto de estresse grande e aí a rede começa a ficar bastante crítica, essas situações de atendimento. O que a gente tem hoje são medidas de prevenção, que é utilização de máscara, distanciamento social e evitar aglomeração”, afirmou o presidente.


  • Fonte: G1
  • Imagem: Edilson Dantas / Agência O Globo

 

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias