quinta-feira, julho 4, 2024

Política – Prefeito eleito em São Paulo de Olivença tem registro de candidatura cassado por fraude.

Nesta sexta-feira (27), foi anulada a eleição do prefeito eleito de São Paulo de Olivença, Nazareno Souza Martins (Republicanos), conhecido como Gibe, localizado no interior do Amazonas. A anulação se deu por conta de uma fraude no certificado de conclusão do ensino médio por parte de Gibe.

Foi solicitada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), uma ação requisitando a cassação do prefeito eleito em 20 de novembro. O MPE informou que houve a constatação de que o número de registro apresentado, pertence a outra pessoa e de outra escola.

De acordo com os dados do documento entregue pelo MPE, Gibe teria se formado em 1877, época em que ainda nem era nascido.

A decisão foi tomada pelo juiz da 22ª Zona Eleitoral, Felipe Nogueira Cadengue de Lucena, optando pela cassação do registro de candidatura do político, além de declarar a invalidade dos votos recebidos por sua candidatura.

Gibe teve 48,61% dos votos, enquanto o segundo colocado Paulo Mafra, que é atual prefeito do município, recebeu 39,19%. A Justiça Eleitoral anulou a eleição de Gibe e o segundo colocado vai ser reeleito.

O advogado de defesa de Gibe, Lucas Obando, informou que a defesa deve apresentar os recursos e medidas judiciais cabíveis, além de criticar a decisão de diplomação do segundo candidato com mais votos.

“Com a devida vênia, a decisão do juízo de 1° grau é teratologica, nos causando estranheza o fato do magistrado ter indicado como “eleitos” a coligação que ficou em segundo lugar, algo que não é mais utilizado desde 2015, conforme §3º do artigo 224 do Código Eleitoral, o qual prevê a realização de novas eleições independentemente do número de votos anulados”, disse a defesa em nota.


  • Fonte: G1
  • Imagem: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias