Neste domingo (29), 43 agentes federais da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF-AM) atuarão na fiscalização do segundo turno das eleições municipais que irá definir o futuro prefeito de Manaus, para prevenir e reprimir crimes eleitorais.
“A atuação se dá em prioridade às suas atribuições regulares e em conjunto com as forças policiais estaduais e com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM)”, disse a PF.
Enquanto isso, o Ministério Público Eleitoral (MPE) disponibilizará promotores eleitorais e servidores, nas dez as zonas eleitorais da capital, atuando na fiscalização dos locais de votação, no cumprimento da lei e no combate aos crimes que possam ser cometidos por candidatos e eleitores, para que o pleito aconteça da maneira desejada.
“No domingo, o trabalho dos promotores terá o acompanhamento e ajuda do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (CAO-PE) do MP-AM. Crimes como boca de urna, compra de votos, transporte de eleitores por candidatos poderão ser denunciados ao Ministério Público para apuração e fiscalização imediata. Confira os canais de denúncia no final desta matéria”, disse o MPE.
Conforme informado pelo MPE 3.526 urnas foram instaladas em 3.709 seções eleitorais, distribuídas em 463 locais de votação.
“O primeiro turno transcorreu dentro das expectativas, no interior tivemos algumas situações que exigiram um cuidado, uma atenção maior, por parte dos promotores eleitorais, da justiça eleitoral e aqui na capital também transcorreu dentro da normalidade esperada, e esperamos também que se repita esse clima, agora com dois candidatos somente, duas coligações, o Ministério Público está preparado, como sempre esteve, nesse segundo turno as promotorias eleitorais atuarão normalmente em cada uma das zonas. Esperamos uma festa democrática, o MP garantindo o direito ao voto, a liberdade, de manifestação, no caso de escolha e pedindo para que a população participe democraticamente indo votar, exercendo o seu direito de voto, denunciando as irregularidades”, afirmou o coordenador do CAO-PE, Procurador de Justiça Mauro Veras.
- Fonte: Portal O Poder
- Imagem: Divulgação