Neste domingo (29), foi realizado o segundo turno das eleições municipais que decidiu o futuro prefeito de Manaus. Porém, cerca de 300 mil eleitores não compareceram às seções eleitorais para votar, representando 22,43% do eleitorado. Apenas 1.032.901 eleitores votaram neste segundo turno.
Abstenções nas Eleições 2020 em Manaus:
- 1º turno: 18,23% – 242.787 eleitores
- 2º turno: 22,43% – 298.712 eleitores
Conforme informado pelo cientista político Carlos Santiago, existiram diversos motivos que desencadearam o alto índice de abstenções.
“Tem a Covid, o caso da pandemia, tem a decepção com a classe política de modo geral, e também tem o sentimento de uma parcela do eleitorado que não se sentiu representado em relação aos dois candidatos que estavam na disputa”, falou.
De acordo com Santiago, a ausência de quase 300 mil eleitores na segunda fase do pleito em Manaus, servem como um “duro recado” dos cidadãos para políticos e administradores públicos.
“Estão insatisfeitos [a sociedade] com os rumos da política brasileira, e também da cidade de Manaus. E esperam dos novos eleitos mais sensibilidade social, mais responsabilidade, acima de tudo compromisso com a coletividade”, declarou.
Ainda segundo Santiago, é preciso que os eleitores da capital estejam mais presente nas decisões políticas e afirmou que a cidade precisa “da energia de todos”, tanto da sociedade quanto da administração pública.
- Fonte: G1
- Imagem: Rovena Rosa ABR