Neste sábado (05), o governo da Rússia iniciou a vacinação contra a Covid-19 em profissionais de saúde, assistentes sociais e professores. Em Moscou, capital do país, foram abertos 70 centros especiais para vacinar a população.
“Podem ser vacinados cidadãos dos principais grupos de risco que, devido às suas atividades profissionais, estão em contato com muitas pessoas”, informaram autoridades russas citadas pela agência de notícias AFP.
A vacina russa Sputnik V, está na terceira e última fase de testes clínicos envolvendo 40 mil voluntários.
Em novembro, foi informado pelos desenvolvedores da vacina, que a taxa de eficácia do imunizante correspondia a 95%, conforme os resultados prévios. Além disso, afirmaram que o imunizante seria mais barato e mais fácil de armazenar e transportar do que outros em desenvolvimento.
A vacina é administrada em duas doses, aplicadas com 21 dias de intervalo e será oferecida gratuitamente aos cidadãos russos, de modo voluntário.
As autoridades sanitárias disseram que, na primeira fase da campanha em Moscou, a vacina não seria administrada a trabalhadores com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, mulheres grávidas ou lactantes, embora sem indicar quando o tratamento estará disponível ao público em geral.
Foi informado pelo prefeito de Moscou, Sergei Sobianin, que 5 mil pessoas se dispuseram a participar nas primeiras cinco horas das inscrições online.
- Fonte: Portal O Poder
- Imagem: sputnik V site