Estudo mundial para vacina contra o vírus HIV está selecionando voluntários em Manaus pela Fundação de Medicina Tropical.
As vacinas, desenvolvidas nos Estados Unidos, devem ser aplicadas neste mês. A pesquisa está na fase 3 e consiste na testagem em 3,8 mil pessoas do Brasil, Argentina, Itália, México, Peru, Polônia, Espanha e Estados Unidos. O produto é estudado desde novembro de 2019.
O pesquisador da Fiocruz e médico da FMT Marcus Lacerda esclarece que a vacina não é a cura do HIV e só poderão participar pessoas que não sejam portadoras do vírus.
“Nós estamos recrutando pessoas que têm a maior vulnerabilidade, o maior risco de se infectar pelo risco de HIV, e essa é a população de homens gays, porque eles têm um risco aumentado de infecção, além de transexuais”, disse.
O recrutamento busca homens gays e transexuais entre 18 e 60 anos que morem em Manaus. As análises serão coletadas periodicamente e enviadas para os EUA a fim de dar continuidade aos estudos.
Caso não haja o interesse presencial, as pessoas podem procurar o site do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema, no endereço www.ipccb.org, e realizar um pré-cadastro.
- Fonte: FMT.
- Imagem: Divulgação.