Nesta quinta-feira (17), a Mercedes-Benz anunciou o encerramento da produção de veículos no Brasil. Seguindo o mesmo caminho, a Audi também pode encerrar sua produção no país.
A Mercedes-Benz divulgou que a unidade em Iracemápolis, município localizado no interior de São Paulo, vai parar a fabricação de veículos. Porém, ainda está havendo a análise de como proceder com os cerca de 370 funcionários, em vista disso, a Mercedes poderá abrir um programa de demissão voluntária.
“Isso causou uma queda significativa nas vendas de automóveis premium” afirmou, em nota, Jörg Burzer, membro do conselho de administração da Mercedes-Benz AG.
No mês de setembro, a fábrica anunciou a paralisação da produção do SUV e a notícia do encerramento da fabricação do sedã médio Classe C, no último dia 16, apenas confirmou a paralisação da produção de carros da unidade.
Iracemápolis irá sofrer com o o encerramento da empresa na cidade, visto que a fábrica era a segunda maior empregadora local.
A Audi também pode encerrar suas atividades no Brasil por conta do fim dos incentivos para a fabricação de carros de luxo, a empresa inclusive anunciou o encerramento da produção da atual geração do modelo A3 neste mês de dezembro.
A empresa está tentando contato direto com o governo para discutir o fim do incentivo fiscal, alegando que não gostaria de encerrar a produção de veículos no país.
De acordo com a empresa, a Audi está consolidada no país e não deverá ser influenciada por qualquer decisão escolhida pelo sistema tributário brasileiro.
- Fonte: Olhar Digital
- Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação