A Prefeitura de Manaus está realizando mutirões de limpeza pública, nesta semana, no igarapé do Prosamim do bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, no igarapé do 40, e na Manaus Moderna, orla da Panair, ambos na zona Sul, onde são feitos serviços de jardinagem, capinação e remoção de resíduos nos locais.
“Neste fim de mandato, o prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que seja reforçada a limpeza em várias vertentes, inclusive de mutirões. Aliás, a limpeza pública, juntamente com a infraestrutura, é uma marca forte da sua gestão municipal”, destacou o secretário da Semulsp, Paulo Farias.
Foi ressaltado por Paulo Farias, que as equipes fazem a limpeza das encostas do canal, do entorno do igarapé e do leito do rio.
“São esforços diários para buscar reduzir a pressão do lixo sobre as nossas águas. Um trabalho feito a várias mãos, não só por nossos servidores, mas pela comunidade que é ponto fundamental na preservação desses leitos de rio”, mencionou.
Além disso, foi realizada uma desarticulação de lixeira viciada, transformando-a em jardim comunitário. Segundo o comerciante Diego Barros, era uma situação que dava muita dor de cabeça aos moradores.
“A comunidade parou de jogar lixo nos igarapés, mas em compensação se acostumou com a lixeira viciada, o que era um outro problema, porque quando chovia todo aquele lixo ia para o igarapé de todo o jeito”, contou.
De acordo com o subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças, tornar locais que antes eram uma lixeira viciada em jardins é uma ação que vem mostrando resultados positivos .
“É uma estratégia da prefeitura implantar jardins em locais que vinham sendo pontos de lixo. A proposta tem dado certo e o resultado é um ambiente melhor e mais agradável para todos, o que ajuda nos processos de conscientização ambiental da comunidade”, concluiu.
Os moradores que quiserem jogar fora objetos grandes, como eletrodomésticos e móveis, podem solicitar a coleta agendada via mensagens de WhatsApp pelos números: 98415-9563 e 98459-5618, o atendimento e coleta são gratuitos.
- Fonte: Semcom
- Imagem: Ingrid Anne/Semcom