Nesta sexta-feira (18), foi informado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que o Hospital Delphina Aziz, referência no tratamento de pacientes com Covid-19 no Amazonas, atingiu 93% de ocupação dos leitos de UTI em virtude da doença, tendo 120 leitos ofertados no total.
A pior fase da doença no estado ocorreu entre os meses de abril e maio, fazendo com que o sistema público de saúde do Amazonas entrasse em colapso, ocupando quase 100% dos leitos disponíveis. Além disso, o sistema funerário da capital também colapsou, e o número de mortes ficou 108% acima da média histórica.
Também foi informado pela Secretaria de Saúde informou que houve a instalação na quarta-feira (16), de 20 novos leitos de UTI no Hospital Delphina Aziz, onde dez leitos de UTI entraram em funcionamento na sexta-feira (18) e os dez leitos restantes neste sábado (19).
Além disso, foram contratados 30 leitos para pacientes com Covid-19 no Hospital Beneficente Português de Manaus, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos clínicos. Conforme a SES, o termo de contratação de serviços e o de fomento foi assinado nesta sexta-feira (18) com a Sociedade Portuguesa Beneficente.
- Fonte: Secom
- Imagem: Divulgação