sexta-feira, novembro 22, 2024

Economia – Manaus alcança 6º lugar na lista dos dez municípios com maiores PIB do Brasil.

A cidade de Manaus ocupa atualmente o 6º lugar na lista dos dez municípios com maiores Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2018, crescendo em duas posições comparado à lista anterior.

Manaus obteve no ano de 2018, o PIB de R$ 78.192.321.000,00, equivalendo a 20,18% do PIB da região Norte e 1,12% do PIB nacional.

“Ao longo dos últimos oito anos, na minha administração, não medimos esforços para incentivar o ambiente de negócios da capital, desburocratizando e fomentando o setor de serviços e, com isso, também impulsionando a arrecadação municipal. Temos a melhor Previdência do Brasil e somos campeões de responsabilidade fiscal e isso se reflete em mais dinheiro circulando e um PIB cada vez maior”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que o setor de serviços foi o maior responsável pelo crescimento da economia na capital, somando a maior fatia de geração de riquezas (38,5%).

A indústria ocupou a segunda colocação (34,3%), seguida pelos setores de administração (20,6%) e da agropecuária (6,5%).

A prefeitura priorizou a desburocratização e simplificação de processos para a abertura e legalização de novos negócios na cidade, como modo de incentivar os empreendedores da capital.

Atualmente, a prefeitura integra processos de abertura, alteração, baixa e regularização de empresas com a RedeSim, com entrada única de dados integrada com a Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) e a Receita Federal.

Além disso, a capital amazonense se tornou a primeira cidade do Brasil a implantar o processo de automação georreferenciada da viabilidade de localização de empresas, com cerca de 80% das análises respondidas automaticamente em menos de um minuto.

A arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) da capital, registrou uma receita de aproximadamente 588 milhões em 2018, 13% maior do que no ano anterior.

É esperado que o PIB para 2019 tenha cenário positivo, pois, as receitas vindas do setor de serviços foram ainda maiores e alcançaram faturamento de R$ 664,2 milhões, mantendo a mesma faixa de crescimento anual de 12% quando comparado ao ano de 2018.


  • Fonte: Semcom
  • Imagem: Alex Pazuello/Semcom

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias