É recomendado pelo diretor de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), medico Arnoldo Andrade, que para vivenciar o período de festas é preciso seguir o que diz o ‘Guia Festa Segura’, produzido pelo Hospital Sírio Libanês.
“Recomenda-se que além das medidas de proteção e prevenção, as pessoas busquem de imediato orientação médica, no início de uma síndrome gripal para realizar um tratamento precoce e se afaste do convívio com outras pessoas para o vírus não proliferar”, concluiu.
É destacado pelo guia que a maneira mais segura de celebrar esse período de festas “é apenas com as pessoas que vivem na mesma casa que você ou por meio de reuniões virtuais”.
O Festa Segura orienta que em caso de opção por reuniões presenciais, as pessoas necessitam minimizar os riscos.
“Sempre que possível, realizar as reuniões ao ar livre, ou manter o local bem ventilado, com janelas e portas sempre abertas; pessoas pertencentes ao grupo de risco para Covid-19 ou que convivam com alguém do grupo de risco devem evitar participar. As pessoas que apresentam suspeita ou diagnóstico de Covid-19 ou que moram no mesmo domicílio de caso confirmado (diagnóstico há menos de 14 dias) também não devem participar. Embora não exista um número seguro, tem sido sugerido o máximo de 10 pessoas”, ressalta trecho do Guia.
Ainda conforme o guia, é necessário que os convidados tenham prévia noção das regras para a comemoração e todas as medidas de prevenção adotadas. É bom lembrar que quanto mais pessoas (e mais núcleos familiares envolvidos), maior a chance de contaminação pela Covid-19.
Foi destacado pelo médico, para este período das festas, as mesmas recomendações colocadas ao longo do ano aos servidores da Assembleia do Amazonas, isto é, distanciamento social, uso de máscaras e limpeza das mãos com álcool em gel.
Confira o Guia Festa Segura:
- Fonte: Aleam
- Imagem: Divulgação