Neste domingo (27), foi iniciada a vacinação contra a Covid-19 nos países da União Europeia. As primeiras doses são destinadas a moradores de asilos para idosos e profissionais da área de saúde.
A vacina distribuída atualmente é da Pfizer/BioNTech. Porém, foram firmados acordos com diferentes fornecedores garantindo mais de 2 bilhões de doses e é esperado que todos os adultos sejam vacinados no próximo ano. Os 27 países do bloco somam cerca de 450 milhões de habitantes.
O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, e sua mulher, Mareva, foram vacinados em um hospital de Atenas e as imagens foram registradas ao vivo na TV no país, como forma de incentivar a população a se imunizar.
Na Itália, o primeiro país na Europa a ser atingido pela pandemia, Claudia Alivernini, de 29 anos, uma enfermeira, recebeu a vacina.
“É o começo do fim. É um momento histórico e emocionante”, disse.
Por conta de ser uma campanha de vacinação de grande escala, médicos aposentados têm sido chamados para aplicar as injeções.
Os líderes de governos dizem que a vacina é a melhor chance dos países voltarem a ter uma vida normal em 2021.
“Estamos começando a virar a página de um ano difícil, a vacinação é o jeito definitivo de sair da pandemia”, disse Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia em uma rede social.
No começo da pandemia, os governos dos países do bloco foram criticados por não terem trabalhado de uma forma coordenada para combater a propagação do vírus. A meta, agora, é garantir que haja acesso igual à vacina no continente.
No entanto, Hungria, Eslováquia e Alemanha iniciaram suas campanhas de vacinação antecipadamente.
“Nós não queremos desperdiçar um dia com a vacina guardada, queremos usar de uma vez”, disse Karsten Fischer, da força-tarefa de combate à Covid-19 no estado da Saxônia-Anhalt.
A distribuição da vacina é complexa, em virtude da temperatura exigida para armazenamento da vacina ser -70 °C.
As campanhas de vacinação vão acontecer em asilos, centros de convenção e ginásios de esportes.
Na Itália, ergueram pavilhões com o formato de uma flor que simboliza a primavera. Nesses espaços também haverá campanha de vacinação.
- Fonte: G1
- Imagem: Luca Zennaro/EFE