Neste domingo (27), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) deu início à quarta fase do plano de abertura de leitos Covid-19 e iniciou a mudança de perfil do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, localizado na zona centro-sul de Manaus.
A antecipação desta fase do Plano de Contingência Estadual para o Recrudescimento da Covid-19 ocorreu por conta das 95 novas hospitalizações em apenas um dia. Segundo a FVS, esse é o maior número de internações registradas em um único dia, desde o dia 15 de maio, quando foram registradas 82 hospitalizações.
Dessas internações 88 são na capital e apenas 7 no interior, o que obriga a SES-AM a acelerar a mudança de perfil das unidades da rede estadual na capital.
A partir da alteração de perfil, o HPS 28 de Agosto passa de 12 leitos de UTI Covid-19 para 40 leitos. O plano estabelece que os 12 leitos de UTI do 5º andar, que eram para a Covid-19, se transformam em leito de UTI geral e os 40 leitos de UTI geral do 1º andar serão todos Covid-19.
Ainda na noite deste domingo, o HPS Adriano Jorge e Getúlio Vargas, além de outras unidades definidas no plano como unidades de retaguarda, foram mobilizados para receberem 27 pacientes não Covid-19 internados na UTI do 1º andar do HPS 28 de Agosto, dando espaço para receber pacientes com a Covid-19. O hospital também vai reservar um outro andar exclusivo para leitos clínicos Covid-19.
O mesmo movimento foi realizado para transformar o HPS Platão Araújo, na zona leste, em unidade referência para a Covid-19. Por conta disso, 119 leitos da unidade, sendo 89 clínicos e 30 de terapia intensiva, foram transformados em leitos exclusivos para a Covid-19. Uma nova enfermaria com 31 leitos está sendo preparada para essa finalidade na unidade.
“Estamos encerrando a implantação da terceira fase e antecipando a execução da fase quatro do Plano de Contingência”, disse o secretário a ressaltar que SES-AM também abriu credenciamento para habilitar leitos em hospitais da iniciativa privada.
Há também a possibilidade de habilitação de leitos do Hospital da Universidade Nilton Lins, atuando como unidade da rede particular. Nesse caso, a SES-AM credencia os leitos para serem habilitados na Tabela SUS do Ministério da Saúde.
O secretário pediu ajuda da população, que é fundamental neste momento.
“Nós vamos fazer suma reorganização. A rede tem capacidade instalada para absorver a demanda atual de casos de Covid-19, desde que a população colabore, mantendo distanciamento social e todos os cuidados para não transmitir o vírus. Nós temos opções de leitos, mas precisamos organizar a rede para transformar hospitais especializados em outros atendimento para atendimento Covid-19”, disse o secretário.
A partir do plano de contingenciamento para reconfiguração de leitos para pacientes com Covid-19, iniciado no final do mês de outubro, a rede estadual saiu de 457 leitos exclusivos para atuais 806, sendo 206 de UTI.
- Fonte: Secom
- Imagem: Divulgação SES-AM