Ontem (31/12/2020), o Reino Unido declarou oficialmente a sua idependência, encerrando a participação junto aos países que fazerm parte da União Europeia.
“Quando o sol sair em 2021, o Reino Unido será livre para fazer as coisas de forma diferente e, se for necessário, melhor do que nossos amigos da UE. Livre para fechar acordos comerciais em todo o mundo e livre para impulsionar nossa ambição”, disse o premier Boris Johnson.
As 23hs, o país retirou suas atividades da união alfandegária da UE; o governo Espanhol ainda conseguiu manter as negociações com o país, mantendo as fronterias abertas com Gilbratar.
A independência do Reino Unido foi concretizada após um referente que aconteceu em junho de 2016, obtendo 52% dos votos favoráveis.
Em seu “primeiro dia livre”, o Reino Unido já conseguiu obter êxito no acesso, isento de tarifas e cotas, ao mercado economico da União Europeia; o que evitou o bloqueio dos portos e contribuindo para o abastecimento do país que também sofre as consequencias da pendemia do novo Coronavírus.
- Fonte: UOL Notícia – https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2020/12/31/reino-unido-corta-definitivamente-os-lacos-com-a-uniao-europeia.htm
- Imagem: Divulgação