Na sexta-feira (01), foram realizadas artes em grafite nas paradas de ônibus localizadas na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Manaus. O projeto foi realizado pela associação cultural Casarão de Ideias, estampando o tema amazônia nos muros das paradas.
Segundo o diretor do Casarão de Ideias, João Fernandes, o projeto foi vencedor da premiação Conexões Culturais da Lei Aldir Blanc. A partir disso, a associação cultural pôde revitalizar as paradas de ônibus da avenida.
“A gente escolheu as paradas de ônibus da Avenida Getúlio Vargas por ser uma via principal da cidade. As paredes estavam bem comprometidas, com sujeira, então decidimos transformá-las. Nós já finalizamos uma, estamos trabalhando em outra e aguardamos autorização para iniciar as outras”, disse o diretor.
Para a realização do trabalho, foi chamada a dupla de artistas de grafite Curuminz, vindos de Parintins para a capital, trazendo seus estilos próprios da arte, com a temática regional.
A dupla de artistas ‘Curuminz’ é composta por Alziney Pereira e Emerson Freitas. De acordo com Alziney, o projeto foi elaborado em conjunto com a equipe do Casarão de Ideias.
“Foi uma proposta que a gente gostou. É uma rua bem conhecida aqui da cidade, em que todo mundo passa, todo mundo tem esse contato aqui. Baseamos o trabalho com o que a gente já faz, que é o regionalismo amazônico, nossas intuições holísticas de como a gente vê a Amazônia em si”, explicou o artista.
O artista afirmou que as artes feitas por eles representam uma mescla da fauna e da flora do Amazonas, somando a características das pessoas da região.
Segundo Alziney, este projeto trouxe a oportunidade de levar o trabalho e estilo feito por eles para fora de Parintins.
“Justamente para as pessoas conhecerem o nosso trabalho. Nós não tínhamos o contato com o público manauara”, disse.
Para os artistas, os comentários dos espectadores das obras foram positivos.
“A galera passa e diz que está lindo e agradecemos muito por todo esse retorno desse primeiro trabalho que estamos realizando aqui”, comentou Alziney.
Para o diretor do Casarão de Ideias, além de revitalizar os muros das paradas de ônibus, o trabalho também busca levar a arte para quem passa pelo Centro de Manaus.
“Nós, enquanto Casarão, buscamos fomentar a arte e fazer com que mais pessoas tenham acesso. A gente vai continuar acreditando nisso. Insistindo em acreditar que um dia teremos uma cidade melhor através dessas pequenas ações que fazemos, enquanto sociedade civil. Resta ao poder público se aproximar disso e construirmos um grande elo para fazermos uma cidade melhor”, finalizou Fernandes.
- Fonte: G1
- Imagem: Arquivo Pessoal