A empresa Anauê Segurança de Alimentos atua nos serviços de alimentação em Manaus, sensibilizando manipuladores e empresários do ramo em relação a boas práticas de manipulação de alimentos, de acordo com o protocolo da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).
Por conta da pandemia, é de suma importância intensificar as práticas de higiene relacionadas ao cuidado pessoal e dos alimentos. Pensando nisso, além de treinamentos, a Anauê realiza direcionamentos sobre a forma correta de limpeza das embalagens de objetos adquiridos nas compras de mercado.
A engenheira de alimentos Ana Flávia Amâncio, responsável pela empresa diz: “Além dos cuidados com a higienização das mãos que tem sido propagado nas mídias, é muito importante que o recebimento das matérias primas utilizadas seja no processo ou no uso diário das pessoas/estabelecimentos ocorra de forma segura para manter a salubridade da sua cozinha ou área de manipulação.”
“Normalmente, todos os itens e embalagens são manipulados por muitas pessoas durante a cadeia produtiva. Logo, ao chegar em casa ou no seu restaurante, faça inicialmente o descarte dos sacos plásticos pois o vírus pode aderir nas superfícies. Em caso de sacolas retornáveis e itens plásticos, lavar com água e sabão. Já itens à base de papelão, usar pano umedecido com álcool a 70%”, complementa Ana Flávia.
De acordo com a empresária, para as frutas, legumes e hortaliças, o protocolo permanece o mesmo: imersão em água corrente e mantê-las em solução clorada (4 gotas de hipoclorito de sódio ou 1 colher de sopa de água sanitária por 10 minutos em 1L de água), após isso, fazer o enxague.
Além disso, é obrigatório manter as mãos sempre higienizadas como barreira para a contaminação direta – com um indivíduo contaminado, e indireta – com uma superfície contaminada, já que o vírus necessita de um hospedeiro para se multiplicar.
- Fonte: Anauê – Ana Flávia Amâncio
- Imagem: Divulgação