A partir desta quarta-feira (06), a Prefeitura de Manaus reduziu a iluminação pública do complexo turístico Ponta Negra, localizado na zona Oeste de Manaus. O objetivo é diminuir as aglomerações que ocorrem no local, levando em consideração o aumento no número de casos de Covid-19 na capital.
A iluminação da Ponta Negra será desligada nas áreas do skate park até o estacionamento recuado. O calçadão terá as luzes reduzidas, e a Prefeitura recomenda que as pessoas encontrem outras áreas para praticar atividades físicas, evitando algomerações.
O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) orienta as pessoas que vão ao parque praticar atividades físicas, chamando atenção também para a suspensão das atividades econômicas não essenciais por 15 dias.
“Vivemos uma grave emergência em saúde pública, até mesmo na rede privada, provocada por um novo pico da pandemia, e estamos tomando as medidas necessárias para enfrentar essa crise de forma excepcional”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.
Segundo o decreto municipal estabelecido, a Ponta Negra está interditada até o dia 31 de janeiro.
Na terça-feira (05), foi anunciado o funcionamento de três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) móveis, como forma de ampliar a atuação da rede de atenção básica no enfrentamento ao novo coronavírus.
“A preocupação maior, no momento, é com a saúde da população, e, infelizmente, a pandemia voltou a crescer em Manaus. A cidade foi uma das primeiras a entrar em colapso e uma das primeiras a sair dele, agora voltou a verificar aumento no número de infectados. Por isso, optamos por ampliar o prazo de interdição da Ponta Negra”, destacou o prefeito David Almeida.
Dentre as atividades comerciais do parque, funcionam apenas as que trabalham nas modalidades de drive-thru, para retirada de produtos, e delivery.
A Guarda Municipal e a Polícia Militar estão atuando nos acessos ao complexo e balneário, orientando as pessoas sobre os riscos de aglomerações. A Guarda Municipal ficará presente na Ponta Negra 24 horas. O acesso à praia continua proibido.
- Fonte: Semcom
- Imagem: Arquivo / Semcom