quinta-feira, julho 4, 2024

Educação – É divulgado o calendário de matrículas de 2021 para os alunos da rede pública.

Nesta sexta-feira (08), foi divulgado o calendário de matrículas para os alunos da rede pública no ano letivo de 2021, pela Prefeitura de Manaus e pelo Governo do Amazonas.

Em virtude da pandemia de Covid-19, o procedimento será feito totalmente on-line, sem necessidade de confirmação nas escolas nesse período. É ressaltado pelo calendário, as datas de matrículas para novos alunos e transferências. 

É previsto que sejam matriculados na rede municipal 263 mil alunos, em 502 unidades de ensino, tendo mais de 46 mil novas vagas. Já a rede estadual deve atender cerca de 589 mil estudantes, entre alunos em continuidade de ensino e novos alunos, em 599 unidades escolares, tendo ofertadas 168 mil vagas para novos estudantes.

De acordo com a gerente de Matrícula da Semed, Darlene Liberato, é imprescindível que os pais ou responsáveis realizem todo o procedimento da matrícula através do site www.matriculas.am.gov.br, assim evitando aglomeração nas portas das escolas.

“Muitas vezes, o pai que vai para a porta da escola perde a vaga para aquele que está em casa acessando o site. O diretor precisa confirmar a vaga que foi solicitada via sistema. Dessa forma, não precisa que o pai saia de casa e caso ele queira trocar o aluno de escola, isso pode ser feito quando iniciarem as aulas presenciais, mas neste momento é importante garantir a vaga da criança e evitar ficar saindo de casa sem necessidade”, informou Darlene

Segundo o secretário de Educação do Estado em exercício, Luís Fabian Barbosa, apesar de ainda não haver data para início das aulas na rede estadual, o ano letivo está organizado.

“O calendário no ano letivo já iniciou, e tudo será feito on-line, sem a necessidade de comparecimento às escolas. É importante que os pais e responsáveis estejam atentos para não perderem os prazos e tudo corra de maneira tranquila. A data de início das aulas será informada tão logo seja definida”, disse.

Foi ressaltado pela  coordenadora de matrículas da Seduc, Irlanda Araújo, que as escolas da rede estadual não realizarão atendimento presencial, para evitar contaminações pela Covid-19.

Porém, haverá exceção para a oferta de atendimento presencial nas coordenadorias da capital e do interior àqueles que por algum motivo não tenham documentação.

“Neste momento, é mais importante que os pais garantam as vagas dos seus filhos, ficando atentos aos prazos estabelecidos no calendário. Posteriormente, quando a Seduc apresentar o calendário escolar, eles serão orientados a levar, presencialmente, a documentação para compor o processo físico do aluno, obedecendo à exigência que o Ministério da Educação faz”, esclareceu a coordenadora.

 

Novos alunos:

Ocorrerá durante os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro a matrícula para novos alunos da educação regular, tanto na rede municipal, como na estadual, através do site www.matriculas.am.gov.br

Para os novos alunos que possuam deficiência, a reserva de vaga antecipadamente ocorrerá entre 26 e 27 de janeiro, também através da internet. Nesse caso, no início das aulas, será preciso apresentar laudo médico, além das demais documentações. A ausência do documento não impede a matrícula.

 

Transferência:

De 22 a 25 de janeiro, acontece o período de transferência para todos os alunos da educação regular, a mudança de unidade de ensino pode ser realizada pelo site www.matriculas.am.gov.br.

As escolas estão orientadas a aceitar, caso haja vagas, e confirmar a matrícula. O segundo momento, que é a apresentação de documentos de maneira presencial, ocorrerá somente no início das aulas, que ainda não tem data definida. 

A solicitação de transferência para alunos com deficiência será nos dias 20 e 21 de janeiro.  Do mesmo modo, os pais e responsáveis não precisam ir até as escolas. 

Os estudantes que perderem os prazos poderão realizar qualquer um dos procedimentos no dia 2 de fevereiro, estando sujeitos à a disponibilidade de vagas na unidade escolhida. O procedimento também será feito pela internet.

Rematrícula:

A rematrícula já foi realizada automaticamente pelas escolas entre 28 de dezembro a 7 de janeiro. Todos os estudantes que estavam matriculados no ano letivo de 2020 têm vaga garantida nas escolas em que estavam, dispensando a presença de pais e responsáveis nas unidades de ensino. 

 

Reordenamento:

Os responsáveis pelos alunos que já são da rede pública e que estudarão em outra unidade de ensino, por conta da atual não oferecer a série que cursarão em 2021, também não precisam se preocupar em apresentar documentação agora. Todos os documentos serão aceitos na primeira semana de aula. 

O procedimento também foi realizado de maneira automática pela secretaria. Os alunos foram aceitos nas escolas de destino, e, caso os pais queiram solicitar a mudança de escola, isso poderá ser feito no período de transferência comum. 

 

Atualizações

De acordo com a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), foi realizada uma série de melhorias no sistema de matrículas, garantindo a disponibilidade da aplicação.

É obrigatório o fornecimento de um endereço de e-mail válido na hora de realizar o cadastro do responsável.

“Fizemos algumas alterações no sistema do próprio site para garantir que as pessoas tivessem mais acesso às informações, mais detalhes na hora de colocar os alunos no sistema. Nós melhoramos algumas funcionalidades, e esses detalhes foram explicados na live, para garantir que a pessoa consiga fazer o processo on-line”, contou o diretor técnico da unidade, Heleno Ferreira.

O site matriculas.am.gov.br pode ser acessado através de computadores e dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Na plataforma podem ser encontradas informações importantes, como o calendário de matrículas, a relação das escolas, inclusive com a localização geográfica de cada uma delas, os documentos necessários para realizar a matrícula, além de uma área de perguntas e respostas com as principais dúvidas sobre o processo. 

Para os alunos que vão ingressar na rede pública, a orientação é de que já acessem o site e realizem o cadastro dos alunos e responsáveis. 

 

Cadastro:

Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. O sistema enviará um código para a caixa de entrada do e-mail informado, que deve ser inserido na tela de cadastro inicial. Só depois dessa etapa, será possível dar seguimento ao cadastro.

 

Creches:

O procedimento para matrículas em creches da rede municipal de ensino também será on-line. Para isso, o sistema passa por uma série de melhorias e atualizações, visando garantir uma melhor performance. A divulgação de todo o processo será realizada assim que a data para o retorno das aulas na rede municipal for definida.

 

Tempo integral e escolas militares:

As vagas estarão disponíveis no site, conforme o calendário de matrículas. Todos os que tiverem interesse estarão sujeitos à disponibilidade das vagas no site. Não serão trabalhados editais de maneira separada, e as vagas ficarão disponíveis para o público geral.


  • Fonte: Semcom
  • Imagem: Eliton Santos/Semed

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