A empresa Hapvida, operadora de planos de saúde atuante no Nordeste e Norte, está planejando uma união com o Grupo Notredame Intermédica (GNDI), potencialmente criando uma empresa do setor de saúde que tenha cerca de R$ 120 bilhões de valor de mercado.
Caso as negociações sejam bem sucedidas e a fusão dê certo, a companhia resultante terá 300 clínicas e 70 hospitais, além de ter 8,3 milhões de usuários de convênio médico e mais de 5,2 milhões de beneficiários de plano dental, com abrangência nacional.
A Hapvida atua na região Norte e Nordeste, já a Notredame tem grande presença no Sudeste, principalmente em São Paulo.
A Hapvida propôs ao Conselho de Administração do GNDI uma operação através de uma troca acionária. A partir disso, caso a oferta seja efetivada, os acionistas da Hapvida deterão 53,1% da nova empresa, enquanto os acionistas da Notredame ficarão com os 46,9% restantes.
De acordo com a Hapvida, será utilizada como base, uma média do valor da ação da Notredame em um período de 20 dias em dezembro e acrescentará, ao final, um prêmio de 10%.
Além disso, o presidente da Notredame, Irlau Machado Filho, será mantido em uma posição estratégica, e a família Pinheiro, controladora da Hapvida com 70,7% das ações, passará, na nova empresa, a 37,5%.
A operação foi elogiada por analistas do setor, que viram ganho para as empresas. A ação da Hapvida encerrou o pregão de sexta-feira com alta de 17%, e a do GNDI com valorização de 26%.
- Fonte: D24am
- Imagem: Divulgação