Na noite desta sexta-feira (08), foi anunciado pelo governador Wilson Lima, a reabertura do hospital de campanha da Nilton Lins, visando o aumento do número de leitos na rede estadual de saúde. Entretanto, não foram citadas datas pelo governador.
De acordo com o Governo do Amazonas, foi observada a sobrecarga e proximidade do colapso na saúde pública estadual. Por conta disso, será reativado o hospital de campanha.
O governador Wilson Lima afirmou que aguarda a ajuda de empresas que tenham interesse em atuar no local.
“Já estamos com a estrutura apta para começar a funcionar e iremos fazer um chamamento público para as empresas que têm interesse em prestar os serviços na unidade. As sessões de contratação serão públicas e terão a participação de representantes dos órgãos de controle”, afirmou.
Será necessário equipar o local com camas, colchões e respiradores, além da necessidade de pessoal e insumos, sendo contratadis profissionais de saúde para fortalecer os serviços de atendimento nas unidades de urgência e emergência. Conforme informado pelo governador, o processo já está em andamento.
O aumento da oferta de leitos clínicos e de UTI também conta com apoio do governo federal, através das unidades de saúde referenciadas e na oferta de equipamentos e medicamentos para rede de saúde do Estado.
- Fonte: Secom
- Imagem: Divulgação