Na manhã desta segunda-feira (11), em entrevista à Globonews, o secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, garantiu que os dados completos referentes à eficácia da CoronaVac aferida nos testes realizados no Brasil vão ser apresentados em coletiva de imprensa no Instituto Butantan na terça-feira (12).
“Esses dados, que nós chamamos de eficácia global, estão em posse do Butantan e da agência reguladora, a Anvisa, e dessa maneira saberemos todos amanhã essa informação que é de fundamental importância para que nós possamos inseri-la inclusive nas próprias campanhas [de vacinação]”, afirmou o secretário.
O Instituto Butantan anunciu semana passada que, nos testes no Brasil, o imunizante atingiu 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos graves e moderados.
Entretanto, ainda não houve a divulgação da eficácia global da Coronavac, mostrando a capacidade da vacina de proteger em todos os casos: leves, moderados ou graves.
Na Indonésia os testes de fase 3 apresentaram eficácia de 65,3% para o imunizante, dessa forma, aprovando o uso emergencial da CoronaVac. O presidente do país receberá a primeira dose da vacina na quarta-feira (13).
Segundo os pesquisadores chineses, a CoronaVac não apresentou “nenhuma preocupação com relação à segurança”. A maioria das reações foram leves, tendo a mais comum como a dor no local da injeção.
- Fonte: G1
- Imagem: Divulgação