quinta-feira, julho 4, 2024

Amazonas – Rede estadual de saúde recebe 200 cilindros de oxigênio para suprir demanda.

Na manhã desta terça-feira (12), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) vindo de São Paulo, trouxe para Manaus uma nova carga com 200 cilindros de oxigênio.

Os insumos são parte dos 30 mil metros cúbicos programados para serem transportados de Guarulhos (SP) para Manaus até a próxima quinta-feira (14/01). Na noite de segunda-feira (11), chegou na capital um lote contendo 50 mil metros cúbicos por via fluvial vinda de Belém.

Esta medida visa para manter o abastecimento de oxigênio nos hospitais do Amazonas e foi planejada pelo Comitê de Resposta Rápida, unindo esforços do governo federal, estadual e municipal.

O oxigênio pertence à White Martins, fornecedora dos hospitais da rede estadual de saúde. A empresa informou ao governo na última semana, que o consumo de oxigênio quintuplicou e, por conta disso, estava operando no limite da sua capacidade.

Em resposta, o Estado solicitou ajuda das Forças Armadas para auxiliar no transporte do produto produzido pela empresa em outras regiões do Brasil. O alto consumo ocorreu por conta do crescimento de internações na rede pública e privada, principalmente nas últimas duas semanas.

Está previsto que 150 cilindros cheguem na quarta-feira (13/01) e outros 150 cilindros na quinta-feira (14/01), equivalendo a 5 mil metros cúbicos de oxigênio. Outros 25 mil metros cúbicos em isotanques também estão na programação de voos desta semana da FAB, partindo do aeroporto de Guarulhos.

Desde sexta-feira (08/01), a força-tarefa sob o comando da Defesa Civil do Amazonas atua no transporte de oxigênio de Belém, Brasília e Guarulhos.

Também foi requisitado pelo governo, oxigênio de um produtor local. Além disso, o estado trabalha junto com o Governo Federal numa solução para a aquisição, nas próximas horas, de dez miniusinas de oxigênio, que irão dar autonomia aos hospitais.

Esta medida garantirá a ampliação de quase 500 novos leitos clínicos e de UTI na rede pública do Amazonas.


  • Fonte: Secom
  • Imagem: Divulgação/Secom

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias