Nesta terça-feira (12), a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) recebeu um lote contendo 240 mil caixas de Dexametasona e 90 mil de Midazolam para abastecer os hospitais da rede pública estadual de Saúde, remédios utilizados para tratar pacientes com Covid-19.
Durante a manhã, a remessa foi descarregada nos galpões da Cema, e logo em seguida encaminhada para o setor de distribuição. Está previsto que até a sexta-feira (15), os hospitais recebam tais medicamentos.
De acordo com o coordenador da Cema, Cláudio Nogueira, a compra dos medicamentos ocorreu em setembro de 2020, visando suprir o estoque para abastecimento das unidades de saúde do Estado.
“São itens que nós sabíamos que poderiam ter novamente uma alta demanda e nós nos programamos com antecedência. São medicamentos essenciais para o tratamento de pacientes com Covid-19, que começam a chegar justo nesse momento de maior consumo e necessidade”, pontuou.
O Midazolam é um dos medicamentos necessários para manter a sedação de pacientes entubados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), enquanto a Dexametasona é utilizada para o combate a inflamações decorrentes da Covid-19.
- Fonte: Secom
- Imagem: Jamile Alves/Secom