De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta quarta-feira (13) sairá do Brasil com destino a Índia, o avião que irá trazer para o país as duas milhões de doses da vacina desenvolvida entre a Astrazeneca e a Universidade de Oxford, contra a Covid-19.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em 2 de janeiro, o pedido realizado pela Fiocruz de importação das duas milhões de doses da vacina. De acordo com o ministro, as doses devem chegar no Brasil no sábado, dia 16 de janeiro.
“É o tempo de viajar, apanhar e trazer, já está com documento de importação pronto […]. Então quando nós tivermos a posição da Anvisa, temos material distribuir e temos capacidade para vacinar no país todo”, disse.
Na última sexta-feira (08), foi entregue pela Fiocruz o pedido de uso emergencial da vacina à Anvisa. Nesta terça-feira (12), foi anunciado pela agência que a reunião para decidir a autorização emergencial das vacinas está prevista para domingo (17).
Ainda segundo o ministro, a partir de liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo terá 8 milhões de doses para vacinar a população no mês de janeiro. Deste total, 6 milhões de doses são desenvolvidas pelo Butantan e pela Sinovac, além dessas 2 milhões de doses da vacina de Oxford importadas da Índia.
Pazuello afirmou ainda que vai levar de 3 a 4 dias para iniciar a distribuição do imunizante ao estados após a aprovação da agência.
“A Anvisa vai se pronunciar no dia 17. Se se a Avisa se alongar, para o dia 21 ou 22, botem os números pra frente, mas é janeiro [que começa a vacinação]”, afirmou.
- Fonte: G1
- Imagem: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images