sexta-feira, novembro 22, 2024

Amazonas – “Sossega o facho” – Governador Wilson Lima decreta toque de recolher e anuncia transferência de doentes para outros Estados.

Nesta quinta-feira,  14 de janeiro, o governador Wilson Lima e demais representantes do Comitê de Resposta Rápida – Enfrentamento Covid-19, composto pelos Governos do Estado, Federal e Municipal, realizam pronunciamento sobre ações frente ao recrudescimento da pandemia do novo coronavírus no Amazonas.

O governador informa que o estado está no momento mais críticos da pandemia e com dificuldade para conseguir insumos, segundo Wilson Lima a empresa que está fornecendo os insumos de oxigênios estão com dificuldade.

Conforme o secretário de Saúde do Estado do Amazonas Marcellus Campêlo, a empresa fornecedora de gás   medicinais do Amazonas, relatou a dificultade em relação ao plano logistico para a entrega de insumos.

O governo Federal interviu com as Forças Armadas. O plano foi estabelecido, sendo que o Amazonas teve um pico do aumento de consumo do dia primeiro de janeiro, até doze de janeiro.Comparando com o ano passado, o consumo de oxigênio nesse momento atual, está com consumo acima de 70 mil metros cubicos de oxigênio. Foi realizado o Plano de Contigência, mas a demanda surpreendeu. O secretário ressatou que estão junto com o Ministério da Saúde fazendo força tarefa, aumentando leitos, mas ainda não conseguiram ativar os leitos, pela falta de insumos, principalmente oxigênio.

Conforme com o governo do estado, para a operação oxigênio, foram realizado estudo nos estados para que não podessem sobrecarregar a rede de serviço, principalmente sobre as taxas de leitos.

“Nós estamos em uma operação de guerra. Hoje, o oxigênio é o produto mais consumido diante dessa pandemia de Covid 19. Hoje o estado do Amazonas, que é referência no mundo, em que todo o mundo volta os olhos pra cá, está clamando, está pedindo por socorro”, declarou Lima.

O governador também afirmou que acionou a Justiça para garantir que a empresa que fornece o oxigênio abasteça a rede hospitalar.

“O Estado do Amazonas está tomando algumas providências relacionadas ao oxigênio. Nós já entramos com uma ação na Justiça contra a empresa para garantir que ela abasteça em quantidade suficiente a rede hospitalar para atender esses nossos irmãos acometidos da Covid-19”, disse.

Diante de todo o quadro, o Governador Wilson Lima amplia algumas medidas de restrinção através de decreto onde:

  • Suspensão do transporte coletivo de passageitos  ntre as rodovias e os rios, exceto o transporte de cargas.
  • O fechamento de todas as atividades e circulação de pessoas entre 19h até 6h da manhã, exceto atividades essenciais e serviços essenciais a vida. 
  • armácias devem funcionar por delivery ou sob demanda;
  • circulação de pessoas só será permitida, entre 19h e 6h, para quem trabalha em áreas estratégicas: saúde, segurança pública, imprensa.

O governador declarou ainda, que o Estado realizará a transferência de pacientes para outros estados, o primeiro grupo irá para o Estado de Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília e Rio Grande do Norte.

Veja o pronunciamento do Governador na íntegra:

https://www.facebook.com/GovernodoAmazonas/videos/686933918855059

Leia o decreto na íntegra: D35174_2021


Fonte: Redação Portal Manaós

Imagem: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias