sábado, outubro 5, 2024

Saúde – “Crise de oxigênio” – Oxigênio de hospitais de Manaus acaba, levando pacientes a morte.

Técnicos de enfermagem, médicos e familiares de pacientes com Covid-19, denunciam a falta de oxigênio no Hospital Universitário Getúlio Vargas e no SPA da Redenção, causando mortes por asfixia nas unidades hospitalares.

Segundo relato de um profissional de saúde que atua no HUGV, por conta da falta de oxigênio na unidade, os pacientes estão sendo ventilados artificialmente através de um Ambu, que é um aparelho manual de respiração artificial. Além disso, ele convoca profissionais de outras unidades de saúde para auxiliarem no manuseio do equipamento, como forma de revezamento entre a equipe médica, para garantirem a ventilação aos pacientes.

Uma moça relatou através das redes sociais, em um vídeo que viralizou, que também falta oxigênio no SPA e Policlínica da Redenção. De acordo com ela, acabou todo o abastecimento de oxigênio da unidade, e, por conta disso, muitas pessoas estão morrendo. Ela faz um apelo para que quem tiver oxigênio disponível que leve para a unidade de saúde.

Em pronunciamento sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 no Amazonas, o Governo do Amazonas apresentou dados mostrando o crescimento da demanda de oxigênio no estado, que aumentou exponencialmente nos últimos dias.

Pacientes de Manaus com Covid-19, com quadro de saúde considerado moderado, serão transferidos para os estados de Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília e Rio Grande do Norte, para melhor atendimento.

Wilson Lima afirmou que o Estado do Amazonas entrou com uma ação na Justiça para que a empresa responsável pelo insumo possa garantir o fornecimento de oxigênio nas unidades de saúde estaduais. Além disso, será decretado a proibição do transporte coletivo de passageiros nas rodovias e rios, com exceção apenas para o transporte de carga.

Será proibida a circulação de pessoas entre as 19h e as 6h do dia seguinte, exceto atividades e transporte de produtos essenciais à vida. Farmácias funcionarão para entrega por delivery. A circulação está permitida apenas para profissionais de serviço essencial, como saúde, segurança pública, imprensa.

Confira o pronunciamento completo do governador através do link https://www.facebook.com/GovernodoAmazonas/videos/686933918855059.


  • Fonte: Marcela Nunes – Redação Portal Manaós
  • Imagem: Divulgação

 

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias