sábado, outubro 5, 2024

Saúde – Unidades de saúde reforçam fisioterapia respiratória em pacientes com Covid-19.

As unidades de saúde que atendem pacientes com Covid-19, receberam um reforço no serviço de fisioterapia respiratória, com a contratação de 92 fisioterapeutas, além do recebimento de máscaras de Ventilação Não Invasivas (VNI) e aparelhos ventiladores tipo CPAPS para auxiliar na terapia respiratória.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, a medida visa tratar os sintomas respiratórios no início do quadro viral e reduzir as chances de intubações e o óbito dos pacientes.

“Queremos oferecer um cuidado fisioterapêutico precoce, para livrar o paciente das complicações de uma internação prolongada e invasiva. Estudos demonstraram que o uso de terapias não invasivas reduz em até 61% a necessidade de intubação. Por isso, a importância em reforçar a fisioterapia respiratória precoce nas nossas portas de entradas, sala rosa e também nas enfermarias”, justificou.

A SES já contratou, 54 novos fisioterapeutas cadastrados no banco de dados do Programa “Brasil Conta Comigo”. Outros 38 profissionais que já atuavam na rede assinaram um segundo contrato e já estão atuando nas unidades, somando um reforço de 92 fisioterapeutas. A SES-AM ainda aguarda a apresentação de mais 60 profissionais do Cadastro do MS para encaminhar às unidades.

Como auxílio, também estão sendo disponibilizados respiradores tipo CPAP e máscaras de VNI, usados no Hospital de Campanha da Prefeitura e doados pela Justiça Federal ao Governo do Estado. Irão chegar mais 300 máscaras de VNI doadas por uma empresa, além do processo para aquisição de respirador não invasivo tipo CPAPS.

O reforço na fisioterapia respiratória é embasado em Nota Técnica da Subcomissão de Fisioterapeutas formada por profissionais da rede estadual de Saúde.

O coordenador dos Serviços de Fisioterapia do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, Sérgio Cruz, explica que a fisioterapia intensiva respiratória é imprescindível, tanto no começo dos sintomas respiratórios do paciente com a Covid-19 como também na recuperação funcional pulmonar pós-Covid.

“Dentro do ambiente hospitalar, em especial naqueles pacientes que chegam apresentando hipoxemia e também franco sofrimento respiratório, a ventilação mecânica não invasiva pode ter um papel fundamental importantíssimo, e o propósito desse tipo de terapia é reduzir o número de intubações e, consequentemente, o número de óbitos”, disse.

Sandro informou que a iniciativa do Governo de contratar fisioterapeutas é de suma importância. Ele ressaltou que é a primeira vez que isso acontece na rede de saúde estadual e que vai mostrar a eficiência da fisioterapia no tratamento.

“É o fisioterapeuta intensivista quem deve avaliar, prescrever, executar e monitorar o paciente durante todo o suporte ventilatório não invasivo”.


  • Fonte: Secom
  • Imagem: Rodrigo Santos/SES-AM

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias