Na manhã desta sexta-feira (15), o primeiro grupo de pacientes dentre o total de 235, começou a ser transferido para os hospitais de outros estados por meio da Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com o Ministério da Defesa, ainda hoje serão transportados pacientes para os estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Outros hospitais localizados em Goiás, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal também receberão pacientes em breve.
As transferências estão ocorrendo por conta do colapso no sistema de saúde do Amazonas, que fez com que grande parte dos hospitais do estado ficassem sem oxigênio para manter os pacientes vivos.
- 40 leitos em São Luís (MA);
- 30 leitos em Teresina (PI);
- 15 leitos em João Pessoa (PB);
- 10 leitos em Natal (RN;
- 20 leitos em Goiânia (GO);
- 4 leitos em Fortaleza (CE);
- 10 leitos em Recife (PE);
- 20 leitos no Distrito Federal.
“A operação aqui com os passageiros envolveu a preparação da aeronave, que é um C-99, para que ela ficasse com oxigênio disponibilizado, e isso limitou a capacidade da aeronave para até 15 pacientes. A operação é delicada, por isso demorou quase uma hora para que a gente conseguisse fazer o embarque dos pacientes nessa missão”, disse Magarão.
A Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas afirmou que os primeiros pacientes saíram dos Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) 28 de Agosto e Platão Araújo para receber atendimento no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina.
Ainda nesta sexta-feira (15), um segundo grupo com 15 pacientes deve ser encaminhado para São Luís, no Maranhão.
Os governos federal e do estado não detalharam quantos serão os voos para transferir os pacientes e nem quantos dias esta operação deverá durar.
- Fonte: G1
- Imagem: Divulgação/FAB