A redação do Portal Manaós recebeu denúncias de que desde a madrugada desta sexta-feira (15), diversas unidades de saúde da capital estão sem abastecimento de oxigênio, consequentemente levando mais pacientes a óbito.
Durante a quinta-feira (14), dia em que o sistema de saúde de Manaus colapsou, foi feita uma mobilização nas redes sociais para a doação de equipamentos, e, principalmente, de oxigênio para salvar a vida dos pacientes. Porém, por conta das denúncias, podemos notar que como a demanda está muito além do normal, o insumo já acabou em diversos hospitais que receberam cilindros de oxigênio ontem.
Além disso, foram recebidas denúncias que a falta de cilindros de oxigênio para garantirem a saúde de pacientes não ocorre apenas em Manaus, a crise se espalhou para o interior do estado. Manacapuru, uma das cidades do Amazonas com mais casos de Covid-19, registrou a falta de oxigênio desde a noite desta quinta-feira, e segue perdurando por esta sexta. O colapso no sistema de saúde está ocorrendo em todo o estado do Amazonas.
Vale ressaltar que durante toda a semana, inclusive na madrugada desta sexta-feira, Manaus vem recebendo centenas de cilindros de oxigênio para tentar suprir a demanda e garantir a segurança no atendimento aos pacientes. Porém, por conta da alta necessidade, não está sendo o suficiente.
As denúncias a que se tem informação se referem às seguintes unidades de saúde:
- Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas – Fcecon;
- Serviço de Pronto Atendimento São Raimundo – SPA São Raimundo;
- Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado – Hospital Tropical;
- Serviço de Pronto Atendimento e Policlínica Danilo Corrêa – SPA Danilo Corrêa;
- Serviço de Pronto Atendimento Joventina Dias – SPA Joventina Dias;
- Hospital de Manacapuru, interior do Amazonas;
- Serviço de Pronto Atendimento Galiléia – SPA Galiléia;
- Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues – UPA José Rodrigues.
- Fonte: Marcela Nunes – Redação Portal Manaós
- Imagem: Reuters/Bruno Kelly/AP