Na manhã deste domingo (17/01) ocorre a aplicação da primeira prova do ENEM 2020. O exame, que estava inicialmente agendado para outubro e novembro do ano passado, foi adiado após manifestações nas redes sociais frente a pandemia do Corona vírus.
A prova conta com um versão impressa para os dias 17 e 24 de janeiro e, também, uma versão digital realizada nos laboratórios de informática das instituições selecionadas pelo INEP em formato piloto nos dias 31 e 7 de fevereiro.
Medidas de segurança diante a pandemia.
Segundo o INEP, foram adotadas mediadas preventivas de biossegurança para garantir uma aplicação de prova segura aos 5.783.357 inscritos.
As medias contam com número reduzido de estudantes por sala, uso obrigatório de máscara que cubra boca e nariz e álcool em gel que estará disponível em todos os locais de aplicação.
Manaus segue sem previsão para datas da prova
Devido ao colapso no sistema de saúde tornou-se inviável aplicar as provas no Estado do Amazonas. Em Manaus, a prefeitura barrou o uso de escolas da rede municipal para sua realização e a Justiça Federal suspendeu sua aplicação.
Outras cidades também ficaram de fora: Cerejeiras (RO), Rolim de Moura (RO) e Óbidos (PA), totalizando 5.026 estudantes que não terão acesso à prova.
“Se não for possível fazer a data no dia da reaplicação, em 23 e 24 de fevereiro, essa cidade vai ficar fora do Enem 2020”, explicou Alexandre Lopes, presidente do INEP.
No entanto, em afirmação concedida à CNN, o ministro Milton Ribeiro pretendia anunciar até o dia de ontem (16/01) como seria feita a reaplicação do exame para esses estudantes. Até o momento de publicação dessa matéria o ministro não pronunciou.
- Fonte: gov.br / CNN Brasil / Portal Manaós.
- Imagem: CADU ROLIM/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO