quinta-feira, novembro 21, 2024

Saúde – População enfrenta dificuldades para sepultar seus entes vítimas de Covid-19 pelo SOS Funeral.

Em denúncia feita nesta manhã (17/01) para o Portal Manaós, foi verificado que muitas pessoas encontram barreiras burocráticas na hora de sepultar seus entes.

Apesar da SEMASC (Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania) ter ampliado a capacidade de atendimento do serviço SOS Funeral, os familiares necessitam de uma série de documentos para acionar o serviço, dentre eles, RG e CPF do responsável e do falecido, atestado de óbito com 4 cópias e o documento original, além do cartão SUS, que está gerando atraso no atendimento e transtorno àqueles que precisam sepultar seus entes queridos.

Logo, é necessário que a Secretaria possa auxiliar de forma mais ágil possível nesse momento tão delicado, através da sua presença junto ao SOS Funeral para emitir o cartão SUS dos que não o possuem, uma vez que, de acordo com a política do próprio SUS, a criação de novos cadastros (fazer novos cartões) está sendo realizada somente de forma presencial e exclusivamente em um Estabelecimento de Saúde.

Para os que já o possuem, a SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde) disponibiliza informações sobre como acessar diretamente do seu aparelho celular. Confira: https://semsa.manaus.am.gov.br/servico_cidadao/?t=cartao-sus


  • Fonte: Érica Barbosa – Redação Portal Manaós / gov.br
  • Imagem: Divulgação.

Fique ligado em nossas redes

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Programas

Últimas Notícias