Na tarde deste domingo (17), foram recebidos 200 concentradores de oxigênio no Amazonas. Deste total, 100 foram doados pela Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco e os outros 100 pela Secretaria Municipal de Saúde de Recife.
Serão contemplados com os 200 concentradores, 49 municípios do Amazonas.
A quantidade foi dividida entre os municípios das calhas do Alto Solimões (52 concentradores), Purus (17 concentradores), Rio Negro (24 concentradores), Médio e Baixo Amazonas (32 concentradores), Rio Madeira (16 concentradores), Triângulo (22 concentradores) e entorno de Manaus e Alto Rio Negro (37 concentradores).
De acordo com o secretário de Estado da Saúde (SES-AM), Marcellus Campêlo, os equipamentos serão de suma importância para os atendimentos de pacientes com quadro moderado na capital e no interior. Além disso, o critério de distribuição dos concentradores para os municípios ocorreu pela logística de cada cidade.
“Os concentradores podem ser utilizados para quem precisa de oxigenioterapia”, afirma o titular da pasta.
“Vamos enviar um número maior para os municípios que têm dificuldade de acesso e poucos cilindros disponíveis para os pacientes”.
A doação de Pernambuco diz respeito a parte do estoque dos hospitais de campanha que já foram desativados no Estado. Os concentradores oferecem auxílio para os pacientes que utilizam máscara de ventilação não invasiva (VNI) sem a necessidade de respiradores.
- Fonte: Secom
- Imagem: Divulgação/SES-AM