Na tarde deste domingo (17), 15 pacientes de duas unidades de saúde de Manaus foram transferidos para João Pessoa (PB). No total, 62 pacientes já estão distribuídos em outros estados.
“Nós estamos com esse trabalho de desospitalização de Manaus para outros estados, estados brasileiros em solidariedade com o Estado do Amazonas. Dessa vez estamos mandando pacientes para João Pessoa, que está recebendo nossos pacientes com muito carinho e muita expectativa. Já conversei com o secretário de estado e com a equipe da regulação deles lá, que estão muito contentes por receber os pacientes do Amazonas e colaborar de alguma forma neste momento tão difícil para nós”, declarou o secretário de estado da Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo.
O transporte dos pacientes foi realizado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), se deslocando da Base Aérea de Manaus para a capital da Paraíba.
Do total de pacientes transferidos neste domingo, 14 estavam internados no Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo e um no Hospital 28 de Agosto. Em João Pessoa, os pacientes receberão tratamento no Universitário Lauro Wanderley.
A escolha de transferência dos pacientes é realizada através de uma classificação de risco do protocolo de Manchester, responsável por estabelecer as prioridades de atendimento conforme a gravidade dos casos.
O paciente que for transferido deve apresentar sinais vitais (frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial) em estabilidade, além de assinar um termo de consentimento para a transferência.
Para que haja a transferência de modo seguro, uma equipe de sete profissionais de saúde é a responsável por garantir total assistência aos pacientes. A aeronave, com capacidade original para 40 lugares, foi adaptada para receber equipamentos e insumos hospitalares, dando total segurança e estabilidade durante a locomoção.
- Fonte: Secom
- Imagem: Tiago Corrêa