Na manhã desta segunda-feira (18), foi solicitado pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, um novo pedido de uso emergencial da CoronaVac junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Neste pedido, está sendo requisitada a autorização para as doses produzidas pelo próprio Instituto.
“Ainda na manhã de hoje entramos com o pedido de uso emergencial agora para todas as doses que serão produzidas no Butantan. A primeira partida de 4,8 milhões já em disponibilidade à medida que for feita essa liberação. Uma vez aprovada, aí a produção do Butantan já será feita de acordo com essa autorização”, afirmou o diretor.
De acordo com o diretor do Butantan, se for concedida a autorização, ela não é limitada ao estoque atual. Além disso, foi explicado por Dimas Covas, que o envio separadamente das solicitações foi feito conforme orientação da Agência.
“Não haverá necessidade de todo lote ser requisitado. Poderemos chegar aí à produção adicional de 35 milhões, já descontando essas 4 milhões. E, eventualmente, no acréscimo que inclusive já foi mencionado ao Ministério de 56 milhões de doses adicionais. Esperamos que essa autorização aconteça o mais rápido possível”, disse Dimas Covas durante coletiva de imprensa.
A autorização realizada neste domingo (17), se refere às 6 milhões de doses importadas prontas da China, estas que começaram a ser distribuídas pelo Ministério da Saúde na manhã desta segunda-feira (18).
- Fonte: G1
- Imagem: Instituto Butantan/Divulgação