Segundo informações do Governo Estadual, a previsão para chegada de 107 mil m³ de oxigênio doados pela Venezuela é para está terça-feira (19/01).
Jorge Arreaza, ministro das Relações Exteriores da Venezuela, disse que os primeiros caminhões com o insumo saíram no sábado da cidade de Puerto Ordaz, localizada a cerca de 1.500 quilômetros de Manaus. O governo venezuelano solidarizou-se com a situação da caótica do Estado, anunciando, na sexta-feira, que forneceria ao estado do Amazonas parte do oxigênio disponível no País.
A Venezuela montou um plano nacional para atender a demanda de insumos ocasionada pelo Corona Vírus, reativando a planta industrial da cidade de Puerto Ordaz para produção de oxigênio. “O oxigênio que produzimos nessa fábrica é suficiente para atender essa região da Venezuela e ainda contribuir para aliviar a emergência do Brasil”, disse.
Atualmente, o consumo diário no Amazonas é de 76 mil m³. A capacidade de entrega das empresas fornecedoras do produto tem sido de 28.200 m³/dia resultando em um déficit de 48.300m³/dia.
- Fonte: Portal CM7
- Imagem: Tadeu Júnior