Trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro começam a receber, nesta terça-feira (19), R$ 2,75 bilhões referentes ao abono salarial do calendário 2020/2021 – ano-base 2019. A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial, para quem não é cliente do banco.
O benefício é concedido pelo Governo Federal a alguns trabalhadores. O Abono é um valor que pode chegar a um salário mínimo e é pago para quem preencher alguns requisitos.
Para ter direito ao Abono Salarial é necessário:
- Ter tirado a carteira de trabalho há pelo menos cinco anos;
- Seu salário não pode ter sido superior a dois mínimos;
- Ter trabalhado por, pelo menos, 30 dias (seguidos ou não) no ano-base considerado para apuração;
- Ter os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Os funcionários públicos ou trabalhadores de empresas estatais (servidores, militares) recebem o benefício pelo Banco do Brasil. Vale o dígito final do número de inscrição do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) para . O fechamento do calendário de pagamento do exercício 2020/2021 ocorre em 30 de junho após pagamento aos inscritos com final 5 e 9.
A partir de amanhã, fica disponível o crédito para inscritos com final 5.
Já os trabalhadores de entidades e empresas privadas recebem o Abono Salarial. Ao todo, 3,4 milhões de trabalhadores receberão o benefício.
- Fonte: Agência Brasil.
- Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil.