Até o dia 25 de janeiro, a FVS realizou 26.717 exames de detecção de Covid-19, desde agosto de 2020. Os testes são destinados a profissionais de educação e do sistema prisional da capital atendendo a população em formato “drive-thru” no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus.
Os exames são realizados de forma rotineira para atender a demanda das Secretarias de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), cujo superiores encaminham os funcionários que precisam apenas comparecer ao sambódromo para realizar o teste rápido.
Em esclarecimento ao caso do grupo de idosos que surpreendeu a equipe de testagem, a FVS informa que a imunização contra a covid-19 não está ocorrendo no local, uma vez que a prefeitura da cidade é quem está responsável pela distribuição de vacinas.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde da capital (Semsa), idosos residentes da Fundação Dr. Thomas serão imunizados conforme o previsto pelo Plano de Imunização do Estado.
A FVS-AM é o órgão responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de doenças, como a Covid-19, e está na linha de frente do enfrentamento à pandemia da doença no estado.
- Fonte: gov.am.br
- Imagens: Girlene Medeiros/FVS-AM