O Estado do Amazonas irá receber uma verba no valor de 2,2 milhões de reais para investir na produção da castanha-do-Brasil, guaraná nativo e pirarucu selvagem. Desse total, R$ 200 mil são de contrapartida do Governo do Estado.
O acordo foi firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A iniciativa faz parte do projeto InovaSocioBio e irá beneficiar cerca de 7.500 agroextrativistas e seus pequenos negócios, além de técnicos extensionistas, associações e cooperativas de produtores.
A verba será utilizada em estudos para criar novas tecnologias para estes setores, além da aquisição de equipamentos e oficinas de capacitações profissional para os agricultores familiares e extrativistas de povos e comunidades tradicionais.
A iniciativa vem em hora certa, visto que a crise de saúde que assolou o Estado também afetou fortemente a economia.
Além disso, o projeto tem em vista valorizar e incentivar desenvolvimento da bioeconomia e da sociobiodiversidade na Amazônia, ou seja, utilizar os recursos que estão na natureza, de forma responsável, pra compor uma economia forte e auxiliar a população que vive disso.
- Fonte: SECOM
- Imagem: Bruno Zanardo/Secom e Ricardo Oliveira/Arquivo Sema